Select Page

SOU A LILIANA

sou Coach de Psicologia Positiva, Formadora, Consultora e Mentora na área da Felicidade Corporativa e Facilitadora de Retiros de Desenvolvimento Pessoal, com o propósito único de o ajudar a construir uma vida mais feliz, cheia de sentido e significado.

PSICOLOGIA POSITIVA, COACHING & MINDFULNESS

Como tantas outras pessoas, comecei esta minha jornada profissional do zero. Em mim apenas havia uma enorme certeza – querer muito ajudar o maior número de pessoas a desenvolverem vidas mais felizes e com mais significado, tal como eu tinha tido a oportunidade de construir.

Claro que toda a minha formação académica e experiência profissional foram extremamente importantes, permitindo-me ter uma base de trabalho sólida. Mas, foi a minha vivência pessoal que me permitiu tornar especialista na promoção da Felicidade, a nível pessoal e corporativo.

Hoje em dia, ajudo diariamente várias pessoas a identificarem o lado melhor, mais positivo e possibilitador que há em si e nas suas histórias de vida. Afinal, é honrado tudo tudo o que já vivenciamos e o que isso fez de nós, que aprendemos a colocar todo o nosso know-how a funcionar em prol da vida que ambicionamos ter a nível pessoal, familiar, profissional, etc..

que tem em si TUDO o que precisa para superar essa situação emocional profunda e dolosa que está a viver. Só que AINDA não conseguiu identificar o lado bom, todas as aprendizagens e possibilidades de crescimento que isso está a trazer à sua vida e utiliza-lo a seu favor!

A PSICÓLOGA QUE FOI FAZER COACHING

Vou contar-te um segredo. Nem sempre fui assim! Nem sempre tive este nível de confiança profissional e pessoal.

Apesar de, desde cedo, ter sentido que a minha missão no mundo passava por contribuir para a felicidade geral das pessoas e de ter trabalhado desenfreadamente nesse sentido durante anos (Licenciei-me em Psicologia, especializei-me em Neuropsicologia e fiz muitas outras formações complementares na área), quando estava mesmo, mesmo quase a conseguir atingi-lo, FRACASSEI. O cansaço, tristeza e falta de sentido perante tudo o que tinha sido o meu percurso de vida até ali, levaram a melhor.

Precisei de muito tempo até tomar a decisão de pedir ajuda para superar esta situação. E, mesmo depois de ter decido fazê-lo, não sabia a quem recorrer, pois na altura estava já bastante desacreditada da Psicologia (por todo o percurso que vivi e não pela eficácia desta abordagem em si). Por isso, depois de muito pesquisar e refletir, recorri ao Coaching.

*Assiste ao Workshop Online Gratuito “APRENDE A IDENTIFICAR O LADO BOM DO QUE TE ACONTECE” onde partilho contigo um pouco melhor o que me levou a esta situação e como a superei.

Encontrei no Coaching aquilo que hoje defendo ser a base de tudo – o autoconhecimento!

Confesso que passar pelo meu próprio processo de Coaching foi muito trabalhoso e até doloroso (agora eu sei bem o que é estar desse lado). Afinal, eu era Psicóloga, já tinha passado por uma série de situações e exercícios de autoconhecimento decorrentes da profissão, mas ter tomado consciência que ainda muito havia para (re)descobrir em mim foi um grande balde de água fria!

Depois disto fui eu própria formar-me em Coaching e hoje, numa combinação perfeita, utilizo as técnicas desta prática metodologia de trabalho, com tudo o que já sabia da minha formação académica.

Agora, sinto que consigo cumprir ainda melhor o meu propósito e missão junto daqueles que estão a passar por processos emocionais profundos de tristeza, incerteza e desespero perante a vida.

DA PSICOLOGIA E COACHING AO MINDFULNESS

Quando desenvolvi a minha tese de Mestrado sobre as Redes de Atenção a nível neuronal, explorando várias propostas e modelos científicos sobre a sua organização funcional no cérebro humano, estava longe de imaginar que anos mais tarde esta função cognitiva – a atenção – viria a ser um dos pilares de todo o meu trabalho.

É a atenção nos permite focar e desfocar dos nossos pensamentos, dos sentimentos decorrentes desses pensamentos e consequentemente influenciar a forma como reagimos às diferentes situações que vivemos todos os dias. O mais maravilho é que, ainda que existam processos atencionais que são automáticos, este é um recurso cognitivo que todos temos ao nosso dispor e sobre o qual podemos agir, optando deliberadamente, no que queremos aplicar a nossa energia.

De uma forma simples, o Mindflness é um treino de atenção. E, como tal, exige prática para que os resultados sejam consistentes a médio e longo prazo.

Confesso que o primeiro contacto que tive com esta técnica de foco foi desastrosa. Pois, as ordens que estava a receber de foco da atenção na minha respiração, não estavam em nada alinhadas com o processo automático de alerta que as goteira que caiam lá foram estavam a ter em mim. O ruído mental era tanto que no final já me doía a cabeça. Cheguei mesmo a acreditar que esta não era uma técnica adequada para mim!

Hoje, reconheço que é das estratégias de autoconhecimento mais poderosas para o desenvolvimento do poder pessoal.

Meditar está na moda, mas na minha perspetiva o Mindfulness é muito mais do que um tipo de meditação. É um treino cientificamente comprovado de promoção da felicidade, positividade e paz interior.

COMO O POSSO AJUDAR

todas as técnicas, estratégias e conhecimentos mais eficazes que conheço, com base nas formações e experiências que tenho vivido, principalmente a nível profissional, e criei uma metodologia de trabalho única e exclusiva que aplico a todas as pessoas com quem tenho o privilégio de trabalhar.

Todas as sessões que realizo (presencialmente e online) incluem uma abordagem preventiva de perturbações psicológicas clinicamente diagnosticáveis (depressão major, perturbação generalizada da ansiedade, burnout, etc.) com base na Psicologia Positiva; um momento de meditação baseado no Mindfulness; e uma estratégia de ação proactiva inspirada no Coaching.

Humildemente admito que não sei tudo sobre todas as coisas, que não sou dona de verdades absolutas e muito menos garanto que milagres acontecerão ao trabalhar comigo. Mas, estou disposta a assumir para consigo o compromisso de dar o melhor de mim, com toda a minha alma, coração e profissionalismo, para que realmente aprenda a identificar o lado bom de tudo o que lhe acontece e consiga, de uma vez por todas, construir uma vida mais alinhada consigo, cheia de significado, felicidade e paz interior.

 

DA FELICIDADE PESSOAL À FELICIDADE CORPORATIVA

Antes mesmo de toda esta minha aventura profissional eu tinha um emprego comum, num horário tradicional de trabalho das 9H às 17H, em jornada continua. Gostava imenso do que fazia, tinha bons resultados e era reconhecida por isso pelas pessoas que acompanhava e pelos excepcionais colegas de trabalho que tinha. Mas, não me sentia valorizada pela minha chefia direta e consequentemente pela direção. Isto, associado a um elevado nível de desgaste físico e psicológico decorrente da atividade que desempenhava e a uma fraca prespetiva de crescimento profissional na empresa, a dada altura, levou-me a optar pela não renovação de contrato.

Saí sem rumo definido, sem um plano ou sequer uma ideia do que poderia vir a seguir. Contudo, a energia e jovialidade dos meus 25 anos, na altura, ajudaram-me a acreditar que algo melhor estava reservado para mim e não havia outra possibilidade a não ser essa!

Senti que de alguma forma eu tinha falhado e, acabei mesmo, por colocar em causa o meu propósito de vida: ajudar pessoas a serem mais felizes! 

Foi no decorrer do meu processo de Coaching, que falei anteriormente, que percebi que naquela minha história não tinham havido vitimas nem culpados. Apenas, tinha existido uma falta de partilha de valores entre nós (eu e a empresa). E, não sendo os valores uns mais importantes do que os outros, acontece que podem ter organizações hierárquicas diferentes. 

Foi o que aconteceu! Afinal, não estava errada em relação ao meu propósito de vida. Estava apenas a cumpri-lo num contexto que não era o mais adequado para mim, naquela altura. 

Ao mesmo tempo, a entidade também não tinha a profissional adequada àquele cargo, no momento.

Estávamos ambos a investir tempo, energia e dinheiro sem frutos!

agora, que na altura, faltou a ambas as partes práticas de salário emocional integradas numa cultura de felicidade corporativa.

Digo a ambas as parte, pois a felicidade individual, ainda que em contexto corporativo, é da responsabilidade quer da empresa, quer do colaborador. Todos temos um papel a desempenhar nesta relação que se pretende ser de trocas justas.

O colaborador dá o seu melhor para a obtenção dos objectivos da empresa, e por seu lado, a empresa dá ao colaborador não só uma remoneração económica adequado às suas funções, como também um ambiente de trabalho mais adequado ao seu desempenho.

Esta postura reduz drasticamente os níveis de turnover e com isso, custos acrescidos em novos processos de recrutamento, formação e integração.

Agradeço por me ter lido até aqui. Acredito que este foi apenas o inicio de uma bonita relação de interajuda.

Estou muito feliz por sentir que também estou ao seu serviço e a contribuir para a sua felicidade, seja a nível pessoal ou corporativo.

Qualquer questão estou ao dispor.

Um abraço.
Até breve,

TESTEMUNHOS

Estes são casos reais e, nenhum deles, foi alguma vez compensado pelo que escreveu.

Mónica

Mónica

Presencial/Online

Quando conheci a Liliana e iniciei o meu processo de coaching estava completamente perdida entre o que queria fazer, o que devia faxer e o que outros queriam que eu fizesse, dei por mim aos 24 anos numa cidade onde não estava feliz e num trabalho que não me completava. Dei por mim a realizar escolhas focadas nas expectativas dos outros e em crenças que me limitavam. Mas com a ajuda da Liliana fui capaz de perceber o que era realmente importante para mim, redescobrir os meus valores, destruir as minhas crenças limitadoras, iniciar o meu caminho para a positividade, e principalmente descobrir partes de mim que nunca tinha reparado que lá estavam. O coaching com a Liliana ajudou-me a delinear objetivos mais concretos para mim, quer a nível pessoal como profissional, e abriu uma porta para toda uma realidade de possibilidades que estou a adorar conhecer. Hoje estou feliz por ter conhecido a Liliana e por ter embarcado neste processo com ela.

Filipa Brandão

Filipa Brandão

Presencial

A Liliana, ajudou-me no meu auto-conhecimento, a definir objetivos e a aprender a canalizar a minha energia apenas para onde interessa. Deu-me confiança. A Liliana ensinou-me que, por mais difícil que a caminhada seja, devemos parar e descansar e nunca desistir e que nós somos
aquilo que quisermos. Obrigada Liliana.
Tânia Batista

Tânia Batista

Online

Já estou a trabalhar e com muito sucesso. Obrigada, esclareceu-me a cabeça e conseguia. Agora sim estou feliz. Ajudou-me a mudar a minha vida para melhor! Obrigada Liliana
Isabel Mota

Isabel Mota

Presencial

Procurei o coaching pois precisava de acção na minha vida. Com a Liliana encontrei um rumo, defini objectivos e estratégias para lá chegar. Ao fim de 8 sessões, estou mais forte, mais decidida e mais focada para prosseguir aquilo que é importante para mim e aprendi a cada momento a avaliar onde devo canalizar a minha energia. Na Liliana senti um apoio, estimulo e confiança a 100% tão importante neste caminho. Parabéns Liliana, muito obrigada!
Andreia Dias

Andreia Dias

Presencial

A Liliana fez-me pensar em aspectos que nunca havia pensado e guiou-me de forma a encontrar respostas dentro de mim que nunca pensei existirem. Houve um reforço positivo e constante ao longo das sessões e das pequenas vitórias que fui fazendo e que mal me apercebia. Agradeço à Liliana a paciência, profissionalismo, e encorajamento ao longo deste processo. Passei a acreditar e confiar mais em mim, graças aos caminhos que a Liliana me mostrou provando-me que se souber definir os meus objectivos tudo é possível. Muito, muito Obrigada!!
© 2018 Liliana Patrício | Todos os direitos reservados